O domínio www.oksofas.pt é propriedade da Bringvector, Lda. com sede na Rua Veloso Salgado nº77, 4450-801 Leça da Palmeira, pessoa coletiva 508 860 393, que é também o número de matrícula na Conservatória do Registo Comercial de Aveiro, doravante denominada por OKsofás. A OKsofás é uma empresa especializada na venda de sofás, colchões e mobiliário. A OKsofás vende os seus artigos através da sua Loja Online.
As condições gerais são apresentadas de modo a definir as modalidades de venda entre a empresa OKsofás e os seus clientes. Torna-se cliente toda a pessoa física ou moral que encomendar no nosso site www.oksofas.pt.
Aceitação do cliente – aquando da validação da encomenda por parte do cliente, ocasiona automaticamente a aceitação das presentes condições gerais de venda e da nossa política de privacidade.
Modificação das condições gerais de venda – a OKsofás reserva o direito de alterar sem aviso prévio as condições de utilização ou outros regulamentos publicados no seu website.
Este presente regulamento possui uma data definida, às quais as encomendas são geridas pelas Condições Gerais em vigor na data da encomenda.
Sofás – o sofá é um artigo estofado suscetível de assimetrias devido a diversos fatores: tipo de enchimento, utilização mais ou menos intensa, mais ou menos quantidade de fibra ou flocos de espuma, tensão/pressão exercida pelos tecidos sobre as espumas. O resultado destas condições pode ser de um sofá com um aspeto visual não simétrico.
As espumas utilizadas nos sofás, são na sua maioria constituídas por espumas de poliuretano, contendo no seu interior milhões de bolhas de ar. Nas primeiras utilizações, estas bolhas rebentam, devido à pressão exercida. Depois do rebentamento a tensão perde-se em cerca de 20 a 30% podendo parecer que há perda de consistência, no entanto não é de todo uma deterioração mas sim um efeito natural das espumas. As medidas dos artigos estofados variam em média 5% para artigos até 1 metro, e 3% nos artigos com mais de 1 metro. Saiba aqui como cuidar do seu sofá e ações a evitar.
Estofos – algumas condições climáticas podem contribuir para o envelhecimento do sofá no que diz respeito ao estofo. Sol em excesso, por exemplo, desbota e tira a cor do tecido. No caso de tecidos mais escuros estes podem desbotar com mais facilidade se tiverem exposição prolongada à luz solar ou até de lâmpadas fortes, bem como as microfibras que são mais sensíveis aos raios solares. Se o sofá estiver junto a uma janela, ter vidros com proteção UV irá proteger o sofá da descoloração do estofo.
Colchões – por motivos de higiene, os colchões adquiridos e que tenham sido usados pelo cliente, não poderão ser devolvidos. Os colchões, se não utilizados pelo cliente, poderão ser trocados por qualquer outro artigo de valor equivalente ou superior, nas nossas lojas, num prazo máximo de 14 dias após a receção da encomenda.
Colchão + almofadas Wellnatur – na compra do Wellnatur, oferecemos ao cliente um período experimental de 30 dias. Caso não se adapte ao produto, pode devolvê-lo gratuitamente, comunicando via e-mail a loja onde efetuou a compra e no prazo dos 30 dias mencionadas anteriormente, desde que o artigo esteja em perfeitas condições, sem manchas, sinais de uso ou rasgos, sob pena de não ser aceite. Pode usar o Wellnatur sem o plástico, desde que o proteja com roupa de cama. Caso a devolução cumpra os requisitos, esta será aceite e o cliente é reembolsado a 100%. A OKsofás reserva-se ao direito de recusar uma devolução caso está não cumpra os requisitos mencionados anteriormente.
Produtos Express/Tapetes – os produtos Express e tapetes disponíveis na loja online, são produtos que se encontram em stock para entrega em 8, 15 e 30 dias. Estes produtos não são considerados personalizados, por isso podem ser devolvidos e reembolsados.
Preços – os preços de venda ao público incluem IVA à taxa legal em vigor (23%) e estão referenciados em euros. Os preços dos produtos poderão ser alterados a qualquer momento. Os preços indicados no website estão corretos, salvo erro de inserção dos dados. Se uma encomenda for realizada sobre um artigo cujo preço esteja errado, reservamos o direito de efetuar o cancelamento da encomenda e de restituir ao cliente o montante pago.
As promoções da loja online acompanham as datas das campanhas das lojas físicas, salvo quando haja um promoção exclusiva online. Por isso os preços/campanhas da loja online podem ser distintos das lojas físicas OKsofás, bem como o valor dos portes de envio das compras online.
Stocks – geralmente, na OKsofás não trabalhamos com stock na loja online (exceto para produtos com designação de “Express” e tapetes), por isso todas as encomendas serão pedidos personalizados e encomendados à fábrica. Poderá também consultar a Central para ser verificada a disponibilidade de algum artigo numa loja, e nesse caso já não será artigo personalizado e poderá receber a encomenda mais rapidamente.
Produtos – todos os produtos da loja online (à exceção dos produtos Express e tapetes), são produtos sob encomenda e personalizados em função das escolhas do cliente, logo não podem ser devolvidos e reembolsados. As fotografias presentes neste website têm um caráter meramente ilustrativo ou exemplificativo, não dispensando uma leitura das suas características e especificações técnicas que se encontrem descritas. As cores dos produtos, visualizadas no seu ecrã poderão não corresponder com exatidão ao produto final, já que dependem das definições do próprio computador. Caso tenha alguma dúvida em relação a tecidos e cores poderá sempre contactar o Apoio ao Cliente ou uma das nossas lojas.
Encomenda – quando o cliente fizer a sua encomenda através do website, deverá preencher o formulário apresentado (deve ler a nossa Política de Privacidade para que saiba de que forma os dados que fornece neste formulário serão tratados). Antes de validar a encomenda deve reler o formulário para confirmar os dados. A OKsofás não se responsabiliza pelos erros de envio de correios eletrónicos e de encomendas, devido a formulários mal preenchidos.
A confirmação da encomenda é enviada ao cliente por correio eletrónico, depois de esta estar devidamente sinalizada, sob reserva que o endereço de correio eletrónico indicado não apresente nenhum erro.
Cancelamentos – todo o cliente pode cancelar a sua encomenda online num prazo máximo de 48 horas e ser totalmente reembolsado pelo mesmo meio de pagamento, deduzindo os custos de taxas e comissões inerentes à operação. Se cancelar fora do prazo mencionado anteriormente, o valor pago pela encomenda não será devolvido. O cliente poderá cancelar o seu pedido por e-mail para apoiocliente@oksofa.com, fornecendo os dados usados no formulário aquando da encomenda.
Pagamento – a OKsofás reserva-se no direito de recusar uma entrega de um cliente, que não tenha pago a totalidade do produto encomendado.
Todos os pagamentos deverão ser efetuados no prazo máximo de 4 dias após a realização da encomenda. Posteriormente a este prazo, caso não se verifique o respetivo pagamento, a encomenda será automaticamente cancelada.
Modalidades de pagamento – o cliente poderá pagar (na loja online) através das seguintes formas de pagamento:
- Transferência Bancária;
- Paypal;
- Multibanco;
- MBWay;
- Floa Pay (Pague em 3 prestações, pague em 4 prestações, ou em pagamento diferido sem custos com cartão de crédito ou débito com o seu parceiro FLOA). FLOA BANK, uma sociedade anónima (société anonyme), com capital social de €72.297.200, registada no registo comercial de Bordeaux com o número 434 130 423, com sede em Bâtiment G7-71 Rue Lucien Faure em Boreaux (33300), France, oferece soluções de pagamento reservadas a particulares (pessoas singulares maiores de idade) residente em Portugal e titulares de um cartão bancário Visa ou Mastercard com uma data de validade correspondente à duração do reembolso que lhe permite pagar as suas compras de bens e/ou serviços, através de “Pagamento Diferido”, “Pagamento em 3x” ou “Pagamento em 4x”, sem juros.
Após ter concluído a sua encomenda, deverá optar por pagar utilizando o método de pagamento pretendido “Pagamento Diferido”, “Pagamento em 3x” ou “Pagamento em 4x” por Cartão de Crédito ou débito; será então redirecionado para a página web da FLOA BANK, onde poderá efetuar o seu pagamento.
A FLOA BANK reserva-se o direito de aceitar ou recusar o pedido de financiamento; o cliente poderá, dentro do prazo de 14 dias, cancelar o pedido de pagamento efetuado. Para mais informações, clique aqui.
Note que se solicitar o pagamento da sua encomenda de bens e/ou serviços utilizando estes métodos de pagamento, os seus dados pessoais serão transmitidos à FLOA BANK para efeitos de análise do pedido de financiamento, gestão do contrato de crédito e, se for caso disso, de recuperação. para mais informações, clique aqui.
Controlo Anti-fraude – todo o tipo de falsificação abusiva de cartões, serão passíveis de ação judicial imediata.
Prazo – o prazo de uma encomenda varia em função do produto adquirido. Depois de efetuar a encomenda irá receber um e-mail indicando o prazo estimado da entrega. As referidas datas de expedição são aplicáveis a partir do respetivo pagamento da sua encomenda, que será confirmado através de e-mail, posteriormente.
Fatura – os dados facultados pelo cliente servirão apenas para tratamento e processamento do pedido e faturação.
Acondicionamento – os produtos a enviar são embalados e acondicionados da melhor forma possível para que cheguem ao local de entrega em perfeitas condições.
Entrega – as encomendas são entregues (valor não incluído no preço do produto) na morada indicada pelo cliente no formulário.
Será informado da data para a entrega da sua encomenda. Em caso de impossibilidade de receber o artigo na data combinada e sem aviso prévio à OKsofás, o custo da mesma será assumido pelo cliente, assim como o reenvio da mesma. Devido a redução do fluxo de trabalho nas matérias-primas na época de Verão, o prazo de entrega de alguns produtos poderá ser alargado, e nesse caso poderá confirmar prazos junto de uma loja ou no Apoio ao Cliente.
Levantamento na loja – dispõe de até 30 dias para levantar a sua encomenda, a contar da data em que a loja lhe comunica a sua chegada (salvo situação em que se seja acordada uma data específica para a chegada da encomenda).
No caso de ativação da garantia ou reparação, depois de 90 dias sem levantar ou reclamar a encomenda, esta é enviada para entreposto e o cliente assumirá os custo de transporte e armazenamento se quiser reaver a encomenda. Após 120 dias sem levantar ou reclamar a encomenda, esta é enviada para reciclagem.
Receção da encomenda – aconselhamos que todas as encomendas entregues sejam verificadas, e que o cliente faça as eventuais anotações sobre o estado do produto na nota de entrega, em caso de estrago parcial ou total.
A conferência do estado do produto é considerada válida, uma vez assinada a nota de entrega.
Garantia – todos os nossos artigos têm uma garantia de 3 anos para defeitos de fabrico (Decreto-Lei n.º 84/2021). A garantia é válida para compras efetuadas nas nossas lojas físicas, internet ou por correspondência (por exemplo: telefone). Este período de garantia começa a contar a partir da data em que recebe o artigo que comprou. A garantia é limitada aos produtos OKsofás, à sua utilização adequada e à boa conservação dos mesmos. Estão excluídos da garantia produtos que tenham sido armazenados ou montados de forma incorreta, com desgaste por uso normal, cortes ou riscos, ou danos causados por impactos ou acidentes, danificados, alterados ou limpos de maneira errada. Perícias e análises fora do período de garantia, têm um custo associado mediante orçamento numa loja.
Em caso de garantia, o consumidor pode optar, na seguinte ordem, pela reparação, substituição, redução do preço ou a resolução do contrato. Poderá optar pela reparação ou substituição do bem, salvo se o meio escolhido for impossível de acionar ou, se em comparação com outro, implicar custos desproporcionados para o vendedor. Apenas pode haver uma redução do preço do bem ou devolução se:
– a reparação ou a substituição do bem não for efetuada;
– não for possível proceder à reparação ou à substituição do bem ou estas tenham custos desproporcionados;
– na eventualidade de a reparação ou a substituição do bem não poderem ocorrer num prazo razoável ou sem grave inconveniente para o consumidor.
Devoluções – se comprar um produto numa loja física, não tem nenhum direito legal a devolvê-lo (seja para o trocar ou para ser reembolsado) a não ser que o produto tenha algum defeito. Apenas tem direito a devolver os artigos que tenham sido adquiridos através de telefone, por correspondência, ou através da internet, no prazo de 14 dias e a ser totalmente reembolsado, no entanto e segundo o DL n.º 24/2014 as devoluções, cancelamentos ou reembolsos não se aplicam a bens personalizados de acordo com as especificações do cliente. O reembolso, quando aplicável, será efetuado pela OKsofás num prazo de até 14 dias, a partir do momento em que recebe os artigos devolvidos. O reembolso é efetuado no mesmo método de pagamento através do qual a compra foi realizada. Todos os produtos devolvidos devem ser entregues devidamente acondicionados na sua embalagem original, e sem sinais de uso.
Direitos de autor – as imagens e demais informações relativas aos produtos OKsofás existentes neste website têm os devidos direitos de autor e é proibida a sua modificação, reprodução, duplicação, cópia, distribuição, venda, revenda e outras formas de exploração, com fins comerciais ou não, sem consentimento e permissão da OKsofás.
ACEITAÇÃO DOS TERMOS E CONDIÇÕES
O Utilizador é responsável por qualquer custo, despesa, prejuízo ou perda, no caso de incumprimento destes Termos e Condições.
O Consumidor pode apresentar reclamação através da utilização dos canais do Apoio ao Cliente que a OKsofás dispõe: apoiocliente@oksofas.pt. Poderá fazê-lo também através do Livro de Reclamações disponível em cada loja, ou no Livro de Reclamações Online. Em alternativa, pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:
- CENTRO NACIONAL DE INFORMAÇÃO E ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO – CNIACC
Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa
Campus de Campolide
1099-032 Lisboa
Tel: 213 847 484 (chamada rede fixa nacional)
E-mail: cniacc@fd.unl.pt
Web: www.cniacc.pt/pt/
Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt
Atualizado em julho de 2024