LIMPEZA E CUIDADOS

Para prolongar a vida e o aspeto do seu sofá, deve primeiro cuidar dele evitando algumas situações.
Deve utilizar os devido utensílios para proceder à sua limpeza, e fazer manutenção com alguma frequência.

Siga os nossos conselhos abaixo e mantenha o seu sofá bonito e “saudável”.

CUIDE DO
SEU SOFÁ,
COMO CUIDARIA
DE SI.

O que evitar

Exposição prolongada à luz solar e calor diretos (radiadores, aquecedores).
Objetos pontiagudos como chaves, fivelas e garras do animal de estimação que podem rasgar ou puxar o tecido.
Produtos de limpeza domésticos comuns, solventes, abrasivos, tintas/tintura, etc.

Cuidados a ter

Use regularmente uma escova de estofos para evitar acumulo que pode desgastar o tecido. Rode as almofadas reversíveis, para o enchimento das almofadas e do próprio tecido. Trate dos derrames assim que eles ocorram para evitar manchas. A limpeza profissional é recomendada pelo menos a cada 12 meses. No caso da pele/couro, limpe semanalmente com um pano limpo e ligeiramente húmido para evitar acumulo de resíduos que podem prejudicar a pele. Remova cuidadosamente a poeira, migalhas e outros detritos menores.

Como limpar

Limpe a cada 3-4 meses com kit OKsofás ou um produto equivalente. Preste especial atenção às almofadas, descansos de cabeça e almofadas de assento, pois este é o lugar onde a oleosidade do corpo, e sujidade podem acumular-se. Após a limpeza, hidrate e protega a sua pele com Pelle Leather Protector para manter o couro macio, flexível e condicionado para a flexão necessária dos estofos, bem como proteger contra a sujidade e derrames. Para conservar a pele usar um creme hidratante ou protetor a cada 6 meses, ou quando necessário. Isso irá re-nutrir a pele, restaurando a profundidade original da cor e maciez.

COMO REMOVER
NÓDOAS
DO SEU SOFÁ
As bebidas alcoólicas

Após o derrame, passe na mancha um pano limpo humedecido em álcool. Em seguida, limpe repetidamente com detergente líquido misturado com água fria. Seque com uma toalha. Humedeça novamente com água fresca e limpa, e deixe secar.

Chocolate (e doces macios)

Esta é uma combinação mancha gordurosa/não gordurosa. Raspe o excesso da mancha, e em seguida limpe com água morna misturada com um detergente líquido. Seque bem e limpe com um produto de limpeza a seco.

Gelado

Raspe o excesso e aplique água fria misturada com detergente líquido, limpando frequentemente com um pano seco, para não saturar o tecido. Deixe secar e em seguida, limpe novamente mas com um produto de limpeza a seco. Deixe secar totalmente.

Derrame de Ácidos

Nos sofás em pele, lave os fluidos o mais rapidamente possível com um pano húmido e água fria. Depois de seco, use um creme hidratante, se necessário. Se a marca não for removida, não insista, pois isso pode danificar permanentemente a pele.

Pastilha elástica

Esfregue um cubo de gelo sobre a pastilha para endurecê-la. Em seguida e com cuidado, raspe o excesso com uma faca. Para remover o que sobrou, use um produto de limpeza a seco.

Café e chá

Com uma esponja e água morna, molhe a área da nódoa. De seguida aplique glicerina quente sobre ela. Deixe repousar por 30 minutos. Lave com água e seque rapidamente.

Cosméticos

Humedeça a superfície manchada com uma esponja e água morna. De seguida aplique glicerina quente e deixe descansar por 30 minutos. Lave com água e seque rapidamente.

Tinta

Adicione glicerina quente à mancha. Deixe atuar por 10 minutos. Em seguida, aplique detergente líquido e escove levemente. Por fim, lave com água e seque rapidamente.

Frutas e sumos de frutas

Tire o excesso com um pano humedecido em água fria. Se a mancha persistir, junte à água detergente líquido e uma gota de vinagre. Molhe o local com a mistura e seque até que a mancha desapareça. Remova os vestígios de vinagre com água limpa.

Refrigerantes, doces e xaropes

Molhe uma esponja com água morna e passe na nódoa. De seguida adicione glicerina quente e passe novamente com a esponja sobre a mancha.
Por fim, lave a área com água limpa e seque.

Sangue

Limpe a mancha com um pano limpo humedecido em álcool. Em seguida, passe um pano em movimentos circulares com detergente líquido misturado com água fria. Seque com uma toalha. Molhe novamente o pano com água fria, limpe e deixe secar.

Pontos de água

Seque bem e, em seguida, humedeça o local com vinagre branco claro. Aguarde alguns minutos. Quando a área estiver seca, humedeça-a novamente com água limpa, esfregando com um pano seco após cada aplicação do pano húmido.

Graxa (incluindo óleo de cabelo)

Raspe o excesso se necessário, e em seguida passe repetidamente na mancha com um produto de limpeza a seco. Se a mancha persistir, passe por cima da área com uma mistura de detergente líquido e água morna. Certifique-se que o pano a usar está sempre limpo, para não originar uma mancha à volta do tecido. Por último, passe por cima da área com um pano humedecido com água limpa e fria. Para graxa de sapatos aplique parafina líquida para soltar a mancha, depois limpe com uma esponja e um produto de limpeza a seco.

Iodo

Corte um limão ao meio e esfregue na mancha, e em seguida passe uma esponja com água morna. Aplique uma pequena quantidade de detergente com um pano limpo. Depois de limpar a mancha, remova os resíduos de sabão com um pano torcido em água morna e solução de vinagre branco (1/3 de vinagre para 2/3 de água).

Leite e vómito

Tire o excesso e limpe com um pano limpo e macio. Aplique água fria na nódoa esfregado com frequência. Passe uma solução de detergente e uma pequena quantidade de amónia e deixe secar. Limpe a seco com fluido de limpeza. Por fim, seque a área com um pano humedecido em álcool.

Urina

Trate desta mancha imediatamente, antes que a urina seque, caso contrário, a urina pode reagir com os corantes de tecidos e causar descoloração permanente. Primeiro, passe sobre a mancha com uma solução de vinagre branco e água, e deixe secar. Em seguida, aplique uma mistura de detergente líquido e água fresca, esfregando frequentemente e com um pano seco para evitar a saturação do tecido. Finalmente, passe o local com água limpa e fresca e seque completamente.

Pilling

Ocasionalmente, pode ocorrer como um resultado do desgaste diário normal, e não deve ser considerado uma falha. Existem muitas variáveis que podem desencadear pilling, incluindo condições climáticas, a pureza da atmosfera e ambiente do usuário. Mesmo tipos específicos de roupas podem transferir partículas para o mobiliário. Como a superfície do tecido é fricionada, um grupo único ou pequeno de fibras soltas na superfície começa a torcer sobre si mesma, formando bolinhas ou “partículas”. Muitas vezes, o catalisador que inicia este processo é uma fibra estrangeira ou partícula de sujeira. Pilling é facilmente removido com uma ferramenta pilling a pilhas disponíveis na maioria das lojas de tecidos. “De-pilling” só remove fibras da superfície soltos e não afeta o desempenho do tecido.