Na hora de escolher o colchão, são muitas as dúvidas que surgem, por isso, e para facilitar essa escolha, fizemos um guia onde explicamos como escolher o melhor colchão para si.
O colchão é onde se deita todas as noites após um longo dia de trabalho e é onde recarrega as suas baterias para o dia seguinte, por isso deverá ter o colchão mais adequado às suas necessidades. O peso corporal e altura da pessoa que o vai usar, a posição preferida do sono, eventuais problemas de coluna ou dor nas costas que a pessoa tenha e, acima de tudo, as suas preferências pessoais, devem ser tidos em consideração quando escolher o colchão. De seguida encontra algumas dicas que irão ajudar no momento da escolha.
1. PESO E ALTURA
Ao mesmo tempo que o colchão deve ser firme e flexível, deve ser também confortável e dar a sustentação suficiente para suportar todo o peso do seu corpo sem ceder. Tenha atenção à curvatura do corpo, à forma como o colchão recebe o seu corpo e se tem o espaço suficiente em altura. A fisionomia do nosso corpo pode variar ao longo do tempo, por isso, quando for escolher o seu colchão tenha a certeza de que este se adapta ao seu corpo, que a sua coluna está direita e os pontos de pressão estão aliviados.
2. TAMANHO
Para um sono de qualidade, o colchão deve permitir o relaxamento das pernas e dos braços sem atingir as bordas, ou seja, deverá ter um comprimento e uma largura de 20 a 30 centímetros a mais do que a estrutura do corpo.
3. TIPO DE COLCHÃO E MATERIAL
Molas:
- É o tipo de colchão mais comum e mais tradicional, e é também conhecido por durar vários anos já que as molas são feitas de vários tipos de metais, o que permite que elas mantenham a sua forma. Neste tipo há uma maior circulação de ar devido ao espaço existente entre as molas que mantém a temperatura baixa durante o tempo de descanso. São ideais para pessoas que procuram um colchão com firmeza, durabilidade, fresco e com alguma elasticidade. Dentro desta categoria existem ainda as molas ensacadas, que agrupam cada mola num saco individual, unindo as molas na mesma rede. A principal vantagem é o conforto que dão ao corpo, ao trabalharem de forma independente e se ajustarem à pressão, ponto a ponto. Existem também as molas bonnel que são molas bicónicas com suporte médio, entrelaçadas e cobertas por uma fina camada de espuma, para aumentar o conforto do colchão. Este último é arejado e resistente.
Látex:
- Os colchões de látex proporcionam conforto e arrefecimento devido à sua perfuração que assegura a ventilação e regula a firmeza. Oferecem uma boa elasticidade e uma rápida capacidade de adaptação aos movimentos do corpo pois é gerado um molde perfeito oferecendo uma sensação de conforto total. São mais indicados para quem possui alergias ou asma, e para quem se mexe muito durante o sono porque o látex absorve os movimentos do corpo de maneira eficaz e rápida.
Espuma com memória:
- Este tipo de colchão é perfeito para qualquer tipo de corpo e formas de dormir, já que proporcionam um maior conforto e suporte ao corpo. Adapta-se a cada centímetro do corpo, sendo que quando acorda o colchão volta a ganhar a sua forma original. Outra característica é que mantém o calor, por isso, se gosta de dormir confortável e quente, este tipo de colchão pode ser uma boa opção.
Viscoelástico:
- Estes são colchões de espuma de elevada elasticidade, semelhante à encontrada nos colchões de espuma com memória. O colchão viscoelástico comprime devido à pressão e ao calor corporal, adaptando-se aos contornos do corpo. Estes colchões têm normalmente uma segunda camada de espuma ou de molas, de forma a conseguirem manter a pressão. São também adequados para pessoas que transpiram muito. Os colchões viscoelásticos de maior densidade, geralmente são mais firmes no primeiro contacto, mas durante o uso envolvem o corpo mais do que aqueles de menor densidade. São muito resistentes e oferecem um excelente descanso.
4. DENSIDADE, ALTURA E FIRMEZA:
- Densidade – quanto maior a densidade, maior é o peso que o colchão aguenta pois ela proporciona mais adaptabilidade e homogeneidade na superfície do colchão. Por exemplo, uma pessoa com um peso alto vai sentir-se mais confortável num colchão com maior grau de densidade.
- Altura – este é um atributo que está relacionado com a densidade, uma vez que vai permitir distribuir por todo o colchão a densidade necessária para suportar o peso do corpo. Colchões mais altos e com maior densidade garantem máximo conforto, resistência e durabilidade do colchão.
- Firmeza – se o colchão for pouco firme, o mais provável é ter a sensação de se estar a afundar. Um colchão com uma firmeza suave é ideal para quem adora sentir-se envolvido no colchão e que, por norma, dorme de lado. Normalmente estes colchões têm na sua composição uma generosa camada viscoelástica que proporciona um conforto extraordinário. Já a firmeza intermédia ou firme é ideal para suporte total e manter a coluna direita, oferecendo conforto ao mesmo tempo. A composição destes tipos têm materiais que lhes conferem uma firmeza que é compensada pela presença de viscoelástica em ambos os lados do colchão. É também aconselhável a pessoas que dormem em qualquer posição.
Agora que já tem toda a informação necessária para comprar o colchão perfeito para si, basta visitar a OKsofás e experimentar os nossos modelos.